
Comunicado ao Mercado – COVID-19 e Medidas Adotadas pela Companhia
A AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (“Companhia”), comunica a seus acionistas e ao mercado em geral que, devido ao avanço e desdobramentos do COVID-19, estruturou em 09 de março de 2020 um Comitê de Crise Multidisciplinar formado pela administração da Companhia, que interage diariamente com o objetivo de (i) tomar medidas preventivas, (ii) estruturar planos de ação e contingência, e (iii) monitorar a evolução diária do COVID-19 e as decisões tomadas pelos órgãos governamentais e associações de varejo, tanto no Brasil quanto no exterior.
Deste então, diversas medidas foram tomadas no sentido de reduzir ao máximo o impacto na operação e garantir a segurança de todos os colaboradores diretos e indiretos:
Pessoas:
- Atuação preventiva para conscientização dos colaboradores desde o início de março;
- Adoção de trabalho remoto (home office) iniciada em 16/03, além de antecipação de férias e banco de horas;
- Suspensão de viagens, reuniões e treinamentos presenciais;
- Orientação extensiva a funcionários, franqueados e fornecedores, com disseminação de boas práticas contra o vírus e apoio referente à legislação trabalhista em vigor.
Relacionamento com franqueados:
- Apoio e transparência total com a rede;
- Comunicação intensiva através de calls temáticos realizados a cada 2 dias, com a participação do CEO e diretores executivos;
- Medidas de prazo e suprimento tomadas frente à retração esperada da demanda, incluindo postergação de pagamentos referentes à prestação de serviços da franqueadora (“royalties”) e redução do volume de coleções.
Relacionamento com a Indústria:
- Atuação ativa junto à Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) para minimizar efeitos na atividade calçadista;
- Definição de pleitos a serem levados ao Governo Federal para preservação de empregos, como postergação de tributos e desoneração da folha de pagamentos;
- Suspensão das atividades fabris a partir de 23/03, com férias coletivas aos funcionários.
Ações para gerar receita:
- Forte apoio à migração das vendas físicas para o online;
- Webcommerce próprio em plena operação para todas as marcas;
- Criatividade em ações de vendas remotas e omnicanal com o envolvimento de franqueados, gerentes de loja e vendedoras;
- Estoques centralizados através de “hubs” de distribuição;
- Vendedora digital: vendedoras enviam códigos de desconto às suas clientes para que façam suas compras no site – possibilitando comissionamento ao franqueado e à vendedora;
- Avaliação de parcerias temporárias com marketplaces com mix de produtos selecionados.
Operação e estrutura de capital:
- Repriorização de investimentos estratégicos para 2020;
- Foco em redução de despesas;
- Ações de contingenciamento nos Estados Unidos;
- Redução de 30% dos salários do CEO, Diretoria Executiva e Conselheiros;
- Fortalecimento preventivo do caixa através de captação de dívida bancária em custo favorável.
A Companhia está seguindo todas as orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. Dessa forma, temporariamente, foram fechadas lojas em todas as localidades indicadas pelas autoridades municipais ou estaduais. Cabe lembrar que a rede, composta por 759 lojas, possui 215 lojas de rua. O monitoramento da situação é constante e planos de ação permitem ajustes rápidos para mitigação dos impactos.
A Arezzo&Co possui muita confiança em seu modelo de negócios asset light, sólida estrutura financeira e posição de caixa para atravessar esse momento desafiador. Adicionalmente, as marcas do grupo – seu principal pilar de atuação – foram ágeis ao se posicionarem como companheiras das consumidoras nesse momento sem precedentes – e estão mais conectadas do que nunca. A Companhia reforça o seu compromisso com a transparência a seus acionistas e demais stakeholders e os manterá devidamente informados em caso de mudanças significativas do cenário e do consequente impacto em seus negócios.
Clique aqui para acessar o documento em PDF.