AR&Co

O Grupo Reserva, criado por Rony Meisler e Fernando Sigal, nasceu no ano de 2010 com o propósito de ser o melhor e mais inovador grupo de moda do Brasil. Após a fusão com a Arezzo&Co, em 2020, o grupo passou a ser nomeado de AR&Co. Hoje, liderado pelo CEO Rony Meisler, o conglomerado, que agrega as marcas Reserva, Reserva Mini, Eva, Oficina, Reserva Ink e Reserva Go, já comercializa seu vestuário em 83 lojas próprias e 45 franqueadas espalhadas pelo país e em um quiosque de shopping, além do e-commerce.

“Eu e o Alexandre Birman começamos a sonhar com essa parceria e no meio da pandemia criamos a AR&Co, motivados pela excelente reação dos nossos negócios. E eu sempre falo que foguete não dá ré, por isso, desde 2006, quando começamos vendendo de porta em porta, movidos pela vontade de usar a moda e a tecnologia para cuidar e melhorar a vida das pessoas, a Reserva foi despontando como uma das marcas mais relevantes do varejo de vestuário e lifestyle do país e a gente nunca parou de buscar inovação. Nos tornamos um grupo de jovens com vontade de pensar e fazer diferente em um mercado tradicional. Tenho um baita orgulho de que a combinação entre a Arezzo&Co e o Grupo Reserva já nasceu como o maior house of brands do mercado brasileiro”, conta Rony Meisler.

AR&Co tem diversos significados para os fundadores e para o novo momento vivido por ambas as companhias. Combina as iniciais de Arezzo&Co e Reserva, de seus líderes, Alexandre Birman e Rony Meisler, representa novos “ARes” para ambas as empresas – agora unificadas – e também traz a simbologia de criar asas para voAR ainda mais alto.

 

A primeira marca fundada pela corporação foi a Reserva, criada pelos dois amigos de infância, Rony e Fernando. Ambos notaram uma deficiência no mercado da moda voltada para o público masculino quando se depararam com cinco homens vestindo o mesmo modelo de bermuda em uma academia. Hoje, além da coleção de roupas masculinas, a marca também possui outros braços de atuação, são eles: linha de cosméticos, chamada Vaibe; RSV+, célula criativa de colaboração que desenvolve parcerias com outras marcas marcas. Atualmente, a Reserva é considerada uma Empresa B e possui um projeto social chamado 1P5P, onde a cada peça vendida, 5 pratos de comida são viabilizados. Desde maio de 2016, o 1P5P já atingiu 42 milhões em contribuições.

Com o objetivo de aumentar a atuação da Reserva no segmento de calçados nasce, em 2019, a Reserva Go. Atualmente, a marca é responsável por cerca de 20% do faturamento da marca principal e possui duas lojas físicas no Rio de Janeiro. O espaço apresenta uma série de inovações em varejo e tecnologia, como o projeto Neo Studio: em uma TV com tecnologia touch, os clientes poderão customizar seu tênis NEO – um dos maiores sucessos da label – trocando as cores de diversos componentes, num total de 4.500 possíveis combinações para o sneaker. A fábrica recebe o pedido real-time e começa a produção, com entrega garantida ao cliente em até 21 dias.

 

Já a Reserva Ink, criada também em 2019, surgiu a partir da fusão da antiga plataforma FAÇA.VC da Reserva e da Touts. A marca é, atualmente, o braço da empresa que tem o objetivo de ser um auxílio para aqueles que têm interesse em criar um negócio na área da moda pela internet, mas não sabem por onde começar. A iniciativa da marca é resultado da aquisição da Touts, maior marketplace de design de camisetas do Brasil, e funcionará no sistema de full commerce, em que qualquer pessoa ou marca (com experiência ou não no ramo da moda) pode criar uma loja e vender estampas para camisetas sem se preocupar com as operações burocráticas comuns ao início de um empreendimento.

 

No ano de 2009, a empresa lançou sua marca infantil Reserva Mini, com roupas para bebês e crianças. Todas as coleções da Mini são desenvolvidas com foco no universo das crianças e tem três frentes predominantes: esportes, games e música, além de ter como principal pilar o conforto das peças. Focada em inovações, a marca também possui uma coleção chamada Tal Pai Tal Filho e Tal Mãe Tal Filho, com camisetas iguais ou complementares nas artes.

 

O Grupo também voltou os olhos para o vestuário feminino e em 2012 lançou a Eva. Sob direção criativa de Priscila Barcelos, inicialmente a marca foi apresentada apenas no mercado atacado em 120 pontos de vendas pelo Brasil, mas em novembro de 2013 abriu sua primeira loja própria em Ipanema, no Rio de Janeiro. A Eva aposta em coleções com muitas estampas, texturas e acessórios, fugindo do tradicional e básico do mercado da moda, além de possuir coleções para crianças, a Evinha.

 

Navegando pelas redes sociais, Rony despertou interesse por uma marca de camisas sociais sob medida. Em 2016, após diversas trocas com os criadores, nasceu a Oficina, uma fashiontech que utiliza matérias-primas sofisticadas e tecnologia para o desenvolvimento de roupas masculinas básicas e camisas sob medida. A marca, antes nomeada de Social Tailor, criada por Felipe Siqueira e Gabriel Zandomênico em 2014, parte do princípio de que modelagens de roupas são como equações matemáticas. A experiência de loja é um diferencial da Oficina, já que em todas as unidades é possível desfrutar de um bar em parceria com a Johnnie Walker, um atelier de costura e uma barbearia à disposição de todos.

 

Do total de lojas do grupo, 57 são da Reserva, 2 da Reserva Go, 3 da Oficina, 13 da Reserva Mini, 8 da Eva. Além dessas, a empresa também possui 41 unidades franqueadas da Reserva.