Modelo de Negócios












- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
A Arezzo&Co disponibiliza para seus clientes de 7 a 12 coleções todos os anos. Para isso, mantém um sólido processo de pesquisa e desenvolvimento coordenado com um estruturado modelo de sourcing e logística.
1. Pesquisa
A primeira etapa do processo de pesquisa consiste na identificação do comportamento do consumidor e tendências da moda. A Arezzo&Co mantém um constante monitoramento das tendências dos principais centros de consumo mundial, o que sustenta a criação de uma vasta gama de produtos em cada coleção pelo nosso time interno. Atualmente, conta com mais de 4 décadas de acervo histórico de produtos, com cerca de 30 mil pares catalogados.
2. Desenvolvimento
Ao longo do ano são criados por volta de 11.500 modelos, que serão gradualmente selecionados pela equipe de produtos. Então, cerca de 65% dos modelos são apresentados para a equipe comercial em conjunto com os operadores, para finalmente se chegar à produção de modelos a serem disponibilizados nas lojas, que representam 50% do total de modelos desenvolvidos.
Com esse processo, a Empresa viabiliza a seus clientes apenas os produtos de maior sucesso com os últimos conceitos de moda em cada coleção.
3. Sourcing
São conduzidas análises e estudos para a definição do melhor processo de produção (sourcing flexível).
Os produtos podem ser desenvolvidos em fábrica própria (Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul) ou em fábricas e ateliers independentes contratados pela Arezzo&Co, que são escolhidos de acordo com a especificidade do calçado a ser produzido. Os fabricantes confeccionam os itens com parte do material fornecido pela Arezzo&Co e seguindo as especificações técnicas, peça piloto e quantidades estabelecidas.
4. Entrega
Os produtos são distribuídos de forma coordenada para todas as lojas do País, mantendo uma estrutura de distribuição bastante sólida com capacidade de movimentar algumas dezenas de milhares de peças por dia. Todas as coleções são apresentadas simultaneamente aos clientes em todas as lojas do Brasil. Sempre é tomado o cuidado de atualizar o ambiente das lojas para que não somente os produtos surpreendam, mas para que se proporcione uma experiência de compra única.
COMUNICAÇÃO E MARKETING
Comunicação e marketing são elementos fundamentais para o negócio da Arezzo&Co.
São investidos bastante tempo e dinheiro nas marcas, criando continuamente campanhas de comunicação uma vez que a Companhia acredita ser um fator preponderante para posicioná-las como referência de mercado.
A Arezzo&Co conta com uma eficiente estratégia de marketing que envolve a constante presença de suas marcas na mídia especializada por meio da vinculação da marca à artistas e formadores de opinião em destaque no momento e a criação de lojas flagship – lojas conceito instaladas em ruas estrategicamente localizadas nas principais capitais brasileiras, como, por exemplo, as lojas flagship das 5 marcas localizadas na Rua Oscar Freire, em São Paulo, uma das ruas mais conceituadas do Brasil. A criação de lojas flagship tem como objetivo dar maior visibilidade para as marcas e fomentar as vendas das outras lojas franqueadas, das lojas próprias e de clientes multimarcas.
A Arezzo&Co não é apenas uma vendedora de produtos; proporciona aos seus clientes uma experiência de compra única. Por isso, desde o catálogo com os produtos de uma nova coleção, o ambiente da loja, os uniformes das vendedoras até as embalagens são renovados e adequados a cada coleção.
SOURCING E LOGÍSTICA
A Arezzo&Co possui sourcing que une a produção própria, realizada no parque industrial localizado na cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, com o sistema façon, que se dá pela contratação de fábricas e ateliers independentes e especializados.
O fornecimento às fábricas e aos ateliers independentes de parte da matéria-prima necessária à produção é realizado pela Companhia, o que propicia ganhos de escala na compra dos insumos, bem como a qualidade e uniformidade dos materiais utilizados.
O modelo de outsourcing por meio de fábricas e ateliers independentes reduz a necessidade de investimento em capacidade instalada, além de otimizar a produção utilizando a melhor mão de obra disponível em cada especialidade.
Os produtos são distribuídos de forma simultânea para todas as lojas do País.
Em 2016 a Companhia inaugurou seu novo centro de distribuição em Cariacica (ES), o que permitiu a ampliação da capacidade de reposição em grade aberta e, dado a maior proximidade aos principais mercados consumidores, uma redução do lead-time das reposições.
DISTRIBUIÇÃO DIVERSIFICADA
A Arezzo&Co possui um modelo múltiplo de distribuição que permite a captura de valor na cadeia e amplia a capilaridade da distribuição e visibilidade das marcas.
As lojas próprias estão localizadas de forma estratégica para melhor absorver a demanda de seus produtos e visam, principalmente, o aprimoramento do conhecimento sobre o varejo. Por meio delas, a Companhia aumenta a capacidade de interagir com o cliente final e desenvolve ainda mais os processos de varejo e gestão do ponto de venda. As lojas flagship, em especial, são uma excelente ferramenta de visibilidade e promoção das marcas, intensificando as demais ações de marketing e propaganda do grupo.
O modelo de franquias permite rápida expansão de forma bem adaptada às necessidades dos locais onde estão situadas. O modelo de franquias da Arezzo&Co é muito bem-sucedido além de premiado*.
O canal de multimarcas se complementa com os demais, pois permite maior capilaridade em cidades menores e para novas marcas que a empresa venha lançar ao mercado . As vendas para as lojas multimarcas alcança todos os Estados do território nacional e cerca de 50 países no exterior.
O canal de e-commerce reforça a estratégia OMNI da empresa, que significa estar presente de maneira consistente em todos os pontos de contato relevantes para nossas clientes, promovendo um experiência única.
A Companhia também atua com uma operação própria nos Estados Unidos através dos canais de wholesale, e-commerce e retail, com suas lojas flagships em Nova Iorque e Los Angeles.
(*) AREZZO&CO recebe o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde 2004.
GESTÃO
A Arezzo&Co conta com uma equipe de profissionais muito experientes, com amplo conhecimento sobre o setor e o negócio. Sua cultura meritocrática busca pessoas com expertises complementares e preza o perfil participativo, incentivando discussões e disseminação da informação.
A área de Gestão de pessoas, através de um amplo leque de ações de seleção, treinamento e retenção de pessoas, busca a formação e desenvolvimento alinhados com a cultura organizacional e estratégia da Arezzo&Co.